segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Jornadas Nacionais de Catequistas

Ora viva:
Irá decorrer em Fátima , no centro Paulo VI, de 23 a 25 de Janeiro de 2009, as Jornadas Nacionais de Catequistas, cujo tema será A Palavra de Deus na Catequese.»
Na sexta feira após o colhimento dos participantes, D. Anacleto Oliveira aborá a temática de
Uma leitura orante da Palavra de Deus: «Toda a escritura é divinamente inspirada» (2Tm 3, 16) e no sabado fará uma conferência intitulada «A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja». Também no sábado, o pe. Dr. Joaquim Manuel Garrido Mendes falará sobre «A Palavra de Deus como proposta de crescimento pessoal e transformação social». Durante a tarde, os catequistas estarão divididos por anos para trabalhar diferentes «Perspectivas sobre uma pedagogia bíblica para a catequese». No Domingo, dia 25 de Janeiro, dia da Conversão de São Paulo, após a oração e as conclusões das jornadas, os participantes são convidados a integrar as celebraçoes do Ano Paulino a decorrer em Fátima.
Os catequistas que pertenderem participar nestas jornadas deverão enviar a sua inscrição para o Secretariado Diocesano até 15 de Dezembro (enviar juntamente o valor de cada inscrição, 5€). O alojamento e refeições ficam a cargo de cada participante.
Programa completo das Jornadas AQUI e Ficha de inscrição AQUI.
Saudações em Cristo.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Catequese da Adolescência

Ora viva:
Na próxima tarde de sábado, dia 22 de Novembro irá decorrer na vila da Chamusca uma acção de formação para os catequistas da adolescência, da região. Após uma breve apresentação será feito um trabalho por ateliers subordinado aos anos da catequese, assim haverá um atelier para o 7º ano, outro para o 8º, outro para o 9º e outro para 10º ano. Os participantes deverão acompanhar-se pelos respectivos guias e catecismos.
Aguardamos pela vossa presença.
Saudações em Cristo!

sábado, 8 de novembro de 2008

Preparação das Jornadas de Catequistas

Ora viva:
É altura de começaramos a preparar as Jornadas de Catequistas que vão decorrer em Janeiro e Fevereiro próximos. Assim recomenda-mos:

  1. Leitura pessoal e atenta da Carta Pastoral: Quem acredita nunca está só, D. Manuel Pelino (2008).
  2. Em grupo, centrados no Capitulo 11, páginas 9 a 13, e na experiência pessoal em comunidade, responda às seguintes questões:

    A-Ainda hoje admiramos a vida comunitária intensa dos primeiros cristãos da comunidade de Jerusalém. (Act 2,44,47). Ainda hoje “as pessoas sonham com comunidades onde sejam acolhidas, reconhecidas, amadas. Mas a comunidade sonhada não existe(…) Antes cada um tem de se converter para formar a comunidade que Jesus nos propõe e o Espírito Santo nos guia a construir.”
    Face a este desafio, como pode cada catequista ajudar a construir uma comunidade melhor?

    B - "Neste ano pastoral temos como guia e referencia alguém que viveu intensamente a experiência do encontro com Cristo ressuscitado e se dedicou com paixão a construir comunidades cristãs: S. Paulo. "
    Elabore as oito Bem - Aventuranças da Comunidade.
    Ex: Feliz a comunidade que…

    C - À luz das Bem - Aventuranças que o grupo elaborou, como vou EU/NÓS, enquanto catequista, ser construtor de comunidade? (reflectir em grupo)

AS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES A e B DEVEM SER DEVOLVIDAS AO SECRETARIADO ATÉ AO DIA 5 de DEZEMBRO.

Com os melhores cumprimentos, saudações em Cristo !

Paulo, de Fariseu a Apóstolo

Ora viva:
Paulo, de Fariseu a Apóstolo, foi com este o título que frei Herculano Alves animou o dia 8 de Novembro dedicado à formação permanente dos catequistas, compareceram neste evento organizado pelo Secretariado cerca de setenta pessoas.
Frei Herculano num discurso adequado à assistência, como se dizia no intervalo "toda a gente o perceber" conseguiu mostrar-nos São Paulo, o apóstolo dos pagãos. Após algumas considerações sobre a sua data de nascimento, o aspecto físico e a formação do apóstolo, o conferencista traçou o percuso físico e espiritual feito por Paulo. Na base deste dia esteve a apresentação feita por frei Herculano na XXXI Semana Biblica Nacional e do texto da sua autoria, com o título acima indicado, publicado na revista Bíblica, série cientifica, nº 17, 2008.
A Deus nosso Pai, a glória pelos séculos dos séculos! Ámen!
Saudai cada um dos santos em Cristo Jesus. Saúdam-vos os irmãos que estão comigo. Saúdam-vos todos os santos, mas em especial os da casa de César. A graça do Senhor Jesus Cristo esteja com o vosso espírito! (Fl. 4, 20-23)

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Preparar o Advento

Ora viva:
É quase uma redundância mas é verdade é preciso começar a preparar o Advento em casa, na paróquia ou na catequese. Para este ano, o Secretariado Diocesano da Catequese propõe uma Campanha de Advento que assenta na ligação à comunidade, tentando ao mesmo tempo deixar de lado o consumismo desenfreado imposto a esta época, propõe também um esquema de Oração que se poderá realizar na catequese, mas o grande objectivo é que seja feito em família e que ajude as mesmas a preparar a vinda do Salvador. Como sabemos que é preciso tempo para preparar disponibilizamos esses materiais aqui, na pasta Advento 2008, contida no espaço dos Documentos.
A todos vós, "graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, Nosso Senhor"(ITim. 1, 2)

Finalmente o Catecismo do 2º ano

Ora viva:
Já se encontra disponível na Livraria do Seminário, e certamente nas outras livrarias católicas, os catecismos e guias para o 2º ano, mantêm o mesmo esquema, a mesma organização do 1º catecismo. Esperemos que os trabalhos sejam profícuos com este novo material.
Desta forma, ficamos com "novos catecismos" para os 1º e 2º anos e para a adolescência (7º, 8º, 9º e 10º anos). Ficam ainda por sair os 3º, 4º, 5º e 6º anos que se esperam que saiam lá para o Verão a tempo de preparar o próximo ano. Até lá vamos trabalhando com aqueles que temos e confiando na graça do Senhor e na acção do Espirito Santo.