sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Um dia de recolecção

Ora viva:
No passado dia 16 de Fevereiro decorreu na Casa de Nossa Senhora do Carmo-Santuário de Fátima, entre as 10h e 17h um dia de recolecção para os catequistas da nossa diocese. A convite responderam cerca de 30 catequistas e a conduzir exemplarmente os trabalhos esteve o senhor Padre Pedro Dionísio. O tema escolhido foi o da Carta Pastoral deste ano da nossa diocese Em Cristo a Liberdade, a Alegria e a Misericórdia, desta trilogia mereceu especial atenção a Misericórdia. Durante a exposição do tema, o Pde. Pedro foi dando pistas para reflectir, destacando o encontro de Jesus com Zaqueu (Lc 19, 1-11). De tarde foi um momento de partilha, seguindo um guião que nos foi proposto pelo Pde. Pedro, o grupo foi colocando em comum as suas experiências de vida, as suas dificuldades, os seus anseios. A culminar este dia rezou-se a oração de Santa Faustina a propósito da Divina Misericórdia:
"Ajudai-me Senhor para que os meus olhos sejam misericordiosos: Que não suspeite de ninguém e não julgue segundo as aparências exteriores. Que eu apenas observe o que é belo na alma do próximo e que vá em seu socorro.
Ajudai-me Senhor para que os meus ouvidos sejam misericordiosos: que eu esteja sempre atenta às necessidades dos outros e os meus ouvidos não sejam indiferentes às dores e aos gemidos do próximo.
Ajudai-me Senhor para que a minha língua seja misericordiosa: que eu nunca diga mal dos outros mas tenha para cada um palavras de consolação e de perdão.
Ajudai-me Senhor para que as minhas mãos sejam misericordiosas e cheias de boas obras: que só possa fazer bem ao próximo, reservando-me os trabalhos mais duros e difíceis.
Ajudai-me Senhor para que os meus pés sejam misericordiosos: que eu esteja sempre pronta a ir ajudar o meu próximo, dominando o próprio cansaço e fadiga. Que o meu descanso seja servir os outros.
Ajudai-me Senhor para que o meu coração seja misericordioso: que eu sinta todos os sofrimentos dos outros. A ninguém negarei o meu coração. Que eu conviva sinceramente mesmo com os que sei que hão-de abusar da minha bondade. Que, por mim mesma, me encerrarei no misericordioso coração de Jesus e guardarei silêncio sobre os meus próprios sofrimentos.
Ó meu Senhor que habite em mim a vossa misericórdia
".

Sem comentários: