terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Encontro Interdiocesano de Catequistas

Ora viva
Decorreu em Fátima no Centro Catequético, nos dias 13 e 14 de Fevereiro, o 38º  Encontro Interdiocesano de Catequistas, organizado pelas Dioceses da Zona Centro (Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre – Castelo Branco, Santarém e Setúbal), com o tema Catecumenado.
No sábado, 13 de Fevereiro, após o acolhimento e a Oração da Manhã, teve lugar a comunicação: O Catecumenado na Igreja Nascente, proferida por P. Dr. Paulo Malícia e P. Dr. José Henrique Pedrosa. A concluir a manhã celebrou-.se a Santa Eucaristia. De tarde, o P. Doutor Carlos Cabecinhas abordou O RICA - Ritual de Iniciação Cristã dos Adultos e a Iniciação Cristã das Crianças em idade de Catequese. Ao fim da tarde os catequistas deslocaram-se à capelinha onde participaram na recitação do terço, a cargo de um grupo de crianças da paróquia de Fátima.
No domingo, 14 de Fevereiro, depois da Oração da Manhã, a Drª Maria Luisa Boléo desenvolveu a temática da Inspiração Catecumenal do actual Itinerário Catequético segui-se a Eucaristia. De tarde houve a partilha de algumas experiências Catecumenado com Crianças, concretamente na Paróquia de Santo Estevão, da Atouguia da Baleia. E cerca das 16.30 horas concluiram-se os trabalhos.
Com agrado verificamos que as nossas catequese já estão de alguma maneira a tentar dar resposta a esta nova realidade, procurando sempre que o bom senso, o diálogo sejam a tónica na inclusão das crianças que nos chegam sem estar baptizadas, ou à muito afastadas da pratica religiosa. A todos um bem haja.

Sem comentários: