quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dia Diocesano do Catequista

Ora viva:
No passado dia 29 de Janeiro de 2011, ocorreu no Centro Pastoral de Santarém o Dia Diocesano do Catequista, este ano com o tema “Manifestações da Beleza de Deus em Catequese”, tendo estado cerca de uma centena de catequistas de toda a diocese. ESte dia iniciou-se com a oração da manhã presidida pelo senhor bispo, D. Manuel Pelino. De seguida, o padre Francisco Ruivo foi oferecendo pistas, aos presentes, para compreenderem a “Beleza de Deus na Sagrada Escritura”. O orador começou por apresentar a “Verbum Domini”, recentemente publicada, exortando a que todos a sua leitura, destacando o n.º 74 “um momento importante de animação pastoral da Igreja, onde se pode sapientemente descobrir a centralidade da Palavra de Deus, é a catequese”. Ao mesmo tempo é preciso ter em conta que o “cristianismo é uma relação de amizade com Deus que se cultiva, uma forma de vida que se exercita, não apenas uma doutrina que se aprende. A formação cristã consiste, portanto, em aprender a ser discípulo de Cristo, escutando a sua palavra e seguindo o seu caminho”(A Beleza do Amor que Salva, D. Manuel Pelino, 2010). Estava dado o mote para percorrer a Sagrada Escritura à procura da Beleza de Deus.
O percurso iniciou-se pela descoberta da beleza e bondade de Deus no momento da Criação, reafirmadas na libertação do Egipto. Um outro sinónimo de beleza a glória de Deus, presente na Tenda e na Nuvem e depois no Templo.  Ao povo é proposto um caminho de contemplação interior da glória de Deus, isso mesmo fez o profeta Isaías que faz uma descrição solene do Templo, e que essa visão e chamamento leva a que Isaías aceite e vá para onde Deus o mandar, outros profetas como Ezequiel ou Jeremias vislumbraram de igual modo a glória de Deus.
Após o intervalo, o padre Francisco Ruivo abordou o Novo Testamento, detendo-se no episódio da Transfiguração, texto que evidencia que a glória de Deus encontrou rosto humano em Jesus Cristo. No Evangelho de S. João o tema da beleza é mais subtil e omnipresente, aí Jesus revela-se aos homens, levando-os a vislumbrar a beleza, a glória de Deus. Provocando no crente a adesão ao quadro apresentado, cada um é convidado a participar na eucaristia, a beleza da beleza de Deus.
Com S. Paulo, particularmente na Carta aos Romanos e aos Filipenses, somos convidados a contemplar a glória de Deus na obra da Criação, que atinge a sua plenitude com a vinda do Filho e resgota os homens para uma nova criação. Por fim, no Apocalipse abunda a linguagem simbólica, para descrever a Beleza de Deus.
De tarde, a Drª Eva Raquel desafiou a cada um dos presentes a recorrerem ao património da sua paróquia para fazer catequese. Com este intuito apresentou duas imagens de esculturas da Santissima Trindade, uma oriunda da paróquia de Vaqueiros e outra da paróquia de Alcanhões, a partir destas fez uma interessante catequese sobre o Credo. Segui-se um exercício da “Beleza de Deus na Expressão de Fé”, dinamizado por Fátima Xavier e pelo respectivo grupo do 9º ano da catequese, da paróquia do Cartaxo. O Dia terminou com a celebração da eucaristia presidida pelo senhor bispo, D. Manuel Pelino.

Sem comentários: