quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Campanha da Quaresma 2012

Ora viva:
Disponibilizamos aqui uma proposta de campanha para a quaresma que, como bem sendo habitual, é uma partilha da Paróquia da Sagrada Família com a diocese. 
Partindo do tema diocesano para este ano, “Onde moras? Vinde e vede!”, propomos uma campanha centrada na vivência de valores ao longo do tempo da Quaresma. Tal como refere D. Manuel Pelino na sua Carta Pastoral “De facto, para além da crise económica, nota-se também uma crise existencial, de sentido da vida humana; bem como uma crise social de confiança na vida, nas pessoas e nas instituições; é notória igualmente uma crise moral de valores e de responsabilidade; e, no fundo e como origem, uma crise espiritual. As pessoas vivem para si mesmas, fecham-se nos seus interesses. Sem Deus, não encontram um apoio firme a que agarrar-se, nem uma referência objectiva da bondade e da verdade".
Neste sentido, propomos uma dinâmica pastoral quaresmal, a partir da imagem da chave, como acesso à morada de Deus, associada a valores que vamos trabalhar, semanalmente, em conjunto com as famílias para que estas possam ser formadoras dos valores humanos e cristãos. É preciso encontrar as chaves que nos levam a descobrir onde mora Deus “ porque, encontrando-O, encontramos o rosto do homem, a grandeza e a dignidade da pessoa”(D. Manuel Pelino). 
O esquema da campanha está disponível aqui (e na pasta de documentos), o chaveiro a ser dado às crianças será feito na gráfica e poderá ser adquirido na livraria da nossa diocese.

Sem comentários: