sábado, 1 de fevereiro de 2014

Encontro Diocesano de Catequistas: "Conhecer Cristo-Cuidar do Irmão"

Ora viva:
Conforme o agendado decorreu neste sábado, 1 de fevereiro de 2014 o Encontro Diocesano de Catequistas, este ano com o tema "Conhecer Cristo-Cuidar do Irmão". Mais de duas centenas de catequistas encheram por completo a Sala de Atos do Seminário de Santarém. O Encontro começou às 9:30h com a Oração da Manhã presidida pelo nosso bispo, D. Manuel Pelino. Logo de seguida e sem demora o padre Francisco Ruivo proferiu a comunicação "A Caridade e a Palavra de Deus", ajudando os participantes a descobrirem a manifestação do Amor de Deus pela Humanidade, desde do momento da Criação até aos nossos dias, acentuado na pessoa de Jesus Cristo, na sua Palavras, nos seus ensinamentos e nos seus gesto. 
Após um breve intervalo, a Dr.ª Vera Costa do Conselho Central de Santarém das Conferências Vicentinas, estabeleceu uma ponte entre "Catequese e Caridade", para tal descreveu o carisma vicentino de ir ao encontro dos mais pobres, e de nesses pobres descobrir o rosto de Cristo. É com estes grupos de caridade organizada como os Vicentinos, a Cáritas, ou com qualquer outra designação que a Catequese a nível paroquial deve cooperar e aprender a cuidar de cada irmão.
Foi um dia muito produtivo, se na conferência do padre Francisco Ruivo compreendemos que Deus nunca desiste de amar a humanidade, na conferência da dr.ª Vera constatamos nós somos muitas vezes os intermediários desse amor infinito de Deus por cada Homem.


Sem comentários: