segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Mensagem de Natal


Ora viva:
Desejando votos de um Santo Natal, reproduzimos aqui na integra a mensagem de Natal do senhor Bispo, D. Manuel Pelino:
A todos os estimados diocesanos de Santarém desejo um Santo Natal de 2008 e faço votos para que a Natividade de Jesus se torne um programa de vida, um estilo quotidiano! A todos convido a inspirar a forma de viver e de agir pelo espírito de Natal.
1. Cultivar o Natal autêntico
Não é só uma festa. Natal é uma mensagem de fraternidade, de alegria, de paz. Desperta sentimentos e atitudes que nos encantam e que todos desejamos. As pessoas tornam-se próximas umas das outras, procuram o entendimento e a paz, realizam gestos admiráveis de solidariedade; as famílias reúnem-se, fazem-se convívios festivos, as ruas iluminam-se, as casas enfeitam-se. A sociedade parece mais humana, a vida adquire mais encanto.
Somos herdeiros de uma cultura de Natal, criada ao longo de séculos, de grande riqueza humana e espiritual que todos estimamos e podemos salvaguardar. De facto, os valores desta cultura estão ameaçados de esvaziamento, de deformação e de aproveitamentos desviantes. Em vez de lamentar os desvios, demos o nosso contributo para cultivar o autêntico Natal.

2.Viver a espiritualidade do nascimento de Jesus
Procuremos, primeiramente, viver e aprofundar a espiritualidade do Nascimento de Jesus. A alegria, a fraternidade e a paz anunciadas no Natal, têm origem num acontecimento histórico que é a sua garantia e referência permanente e vivificante: “Nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador que é Cristo Senhor”. Ele veio habitar no meio de nós para iluminar as nossas trevas e guiar os nossos passos no caminho do amor e da paz. Ele deseja viver connosco e em nós. Se O recebermos, Ele acenderá em nós a esperança e ensinar-nos-á os caminhos da bondade, da justiça, da proximidade e da solidariedade.
O ambiente social de consumismo e materialismo, de vaidade e ganância, de ruído e dispersão não favorecem a vivência da espiritualidade. Mas as pessoas têm necessidade de vida interior, de encontro com o mistério de Deus que é a referência e o alicerce da vida humana. É a espiritualidade que enriquece o coração, fortalece o ânimo para viver com esperança, gera a sabedoria do alto para orientar a existência e promove a vida comunitária. Cultivemos a espiritualidade do Natal, preparando os caminhos do Senhor pela oração e pela meditação, pela escuta orante da Palavra de Deus e pela conversão.

3. Viver o Natal todos os dias
Com a Encarnação de Jesus inaugurou-se uma Nova Aliança, criou-se uma situação nova. Como ensina São Paulo, de quem estamos a celebrar o jubileu bimilenar, Jesus Cristo é o novo Adão que dá início a uma nova humanidade. De facto, veio manifestar-nos a bondade de Deus e o Seu amor para com todos os homens para nos ensinar a renunciar ao mal e a seguir o caminho do amor. O Menino nascido em Belém veio revelar-nos uma nova imagem de Deus e uma nova maneira de entender a pessoa e a sociedade. Gerou uma nova cultura que emerge neste período do Natal. Está ao nosso alcance vivê-la todos os dias. Todos podemos tornar-nos mais próximos e atentos aos outros, mais acolhedores e afáveis, mais disponíveis para servir e amar. Todos podemos comunicar mais alegria e esperança. Todos podemos esforçar-nos mais por fazer do Natal um programa de vida. São os meus votos amigos.

+ Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santarém

Sem comentários: