segunda-feira, 30 de maio de 2011

Encontro de Jovens – Festa diocesana

Ainda a Festa não começara e já mais de trinta mantas de retalhos embelezavam as janelas do edifício do Seminário de Santarém e o Pátio das Palmeiras. Essas mantas foram o resultado da campanha de Advento proposta pelo Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e da Adolescência. Foi interessante verificar que a partir de uma mesma proposta, em que na primeira semana era pedido aos catequizandos uma vela em tecido, na segunda semana tiras de tons acastanhados (lembrando a terra) e azulados (lembrando a água), na terceira semana corações e na quarta semana estrelas. Com esses elementos, cada paróquia compôs a sua manta, na qual deveria ainda inscrever o mote da diocese “A beleza do Amor que salva. Com estes dados, cada paróquia deu largas à sua criatividade, produzindo assim mantas únicas e diferentes.
Expostas que estavam a mantas a engalanar a nossa Sé, chegou o dia da Festa Diocesana. De paróquias de toda a diocese, centenas de pessoas afluíram à Sé ao encontro do seu Pastor. Entre esses vieram os adolescentes e os seus catequistas. Após o acolhimento e a apresentação das paróquias na Sé, ocorreram encontros temáticos. Os adolescentes foram encaminhados para a antiga Escola Prática de Cavalaria, no Mosteiro de S. Francisco. Aí, entre catequistas e catequizandos, compareceram cerca de duas centenas de pessoas e foi-lhes proposto aprofundar o tema: “A vida é única e sagrada – Manifesta a Beleza de Deus”. No encontro utilizou-se o modelo catequético, assim no primeiro momento explorou a experiência de cada um. Solicitou-se que cada adolescente aprofundasse a questão “Quem sou eu?”, a par da resposta individual foi possível vislumbrar alguns traços comuns e a partir dai cada grupo elaborou um pequeno cartaz. No segundo momento, a experiência humana é iluminada com a Palavra de Deus. O texto bíblico do jovem rico (Mt 19, 16-2) foi proclamado e, usando a uma metodologia inspirada na Lectio Divina, procurou-se que os adolescentes reflectissem sobre a sua vida, certos que a sua adesão a Jesus e à Igreja exige uma mudança de vida, englobando todas as dimensões da fé, conjugando-as com equilíbrio e harmonia. Concluídos estes dois momentos, os adolescentes foram convidados a irem até à Igreja da Piedade, onde numa atmosfera de contemplação e recolhimento houve um momento de oração. Quando necessário imperou o silêncio e os adolescentes desafiados a responderam positivamente ao convite de Jesus “vem e segue-me”.
A todos aqueles, particularmente os catequistas que contribuíram para o êxito de Encontro de Adolescentes e exposição de mantas o nosso obrigado e reconhecimento.

Sem comentários: