segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal de D. Manuel Pelino


Ora viva
Transcreve-se a mensagem do senhor bispo para o Natal:
«UM FILHO NOS FOI DADO
 “Um menino nos nasceu um filho nos foi dado” é o anúncio de Natal feito pelo profeta Isaías (século VIII antes de Cristo). Continuamos a repeti-lo ao longo dos séculos pela beleza e actualidade que contém. Uma vida que nasce é sempre motivo de encanto e alegria. Mas o nascimento do “Filho”, anunciado por Isaías numa situação dramática, é a promessa de uma grande mudança: a passagem das trevas à luz, da tristeza à alegria, da guerra à paz (Cf Is 9,1-6).
Encontramos neste anúncio o sentido profundo e genuíno do Natal: Um descendente de David vem iniciar um mundo novo, uma sociedade onde habita a justiça e a paz, onde se pode viver sem medo, com alegria e liberdade. Acreditamos que esta antiga promessa do profeta Isaías se cumpriu em Jesus Cristo. Ele é o verdadeiro Filho de Deus e Filho do homem que nos foi dado como presente. Veio habitar entre nós para nos conduzir na justiça, na solidariedade, na paz e na alegria.
A glória de Deus, a Sua ternura e santidade, resplandece no menino que nasce no presépio, na vida que desabrocha para a plenitude dentro do afecto da família de Nazaré. Maria contempla e guarda no coração o mistério, José cuida do menino e de sua Mãe. O anúncio de Natal está associado à comunhão de amor da família, à profundidade e estabilidade da união familiar. Na simplicidade e pobreza do presépio nós continuamos a contemplar com alegria a glória de Deus no nascimento de Jesus.
São os votos de Natal que apresento aos diocesanos e a todas as pessoas de boa vontade. O Natal é uma promessa orientada para o futuro, para um mundo novo onde habita a paz e a justiça, a fraternidade e a alegria. Cristo, pelo seu nascimento, inaugurou esse mundo novo. Mas a sua realização plena depende da colaboração de todos nós. A partir do presépio procuremos construir o Natal na vida. Vamos, portanto, esforçarmo-nos por nascer de novo, despojando-nos do individualismo, da auto-suficiência, das dependências e comodidades para nos convertermos à sobriedade, à partilha, ao acolhimento, ao amor. Façamos do Natal uma missão. A todos um santo Natal.
 +Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santarém
Natal de 2011»

Sem comentários: