terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dia Diocesano do Catequista

JUBILEU EPISCOPAL


Ora viva
Como estava agendado ocorreu no dia 26 de janeiro de 2013 o Dia Diocesano do Catequista e no qual estiveram presentes cerca de duas centenas de catequistas. Após a oração da manhã, presidida pelo mais antigo sacerdote, ainda em funções, na nossa diocese, o sr. padre Branco. Foi abordado pelo padre Francisco Ruivo "A catequese no concílio Vaticano II", cuja apresentação multimédia se encontra aqui
Durante a tarde, foi o momento dos catequistas celebrarem o jubileu episcopal. Houve uma pequena projeção sobre o percurso e o múnus episcopal de D. Manuel Pelino, também disponível aqui, seguiu-se uma tarde animada pelo coro "Allabrevis", da Sociedade Filarmónica Cartaxense, segui-se a Escola de Música:"Sons do Alviela", da Paróquia de S. Vicente do Paúl, e concluíu com o Conservatório de Música de Santarém. Entre estes momentos musicais ouviram-se os testemunhos do sr. padre José Abílio, da Zulmira (catequista), da Teresa (catequista coordenadora) e do José (catequista de pais) sobre a catequese e a relação com o bispo diocesano.
O encerrar o Dia, o senhor D. Manuel Pelino presidiu à eucaristia, animada pelo coro paroquial das Alcobertas, o senhor bispo agradeceu a todos os catequistas o trabalho feito ao longos destes anos e lembrou que ele próprio foi outrora catequista e nunca mais esqueceu a catequese na sua ação pastoral. O secretariado diocesano no pós-comunhão ofereceu a D. Manuel Pelino um tablet em nome de todos os catequistas. Foi um dia memorável, repleto de momentos agradáveis e significativos. 
O Secretariado Diocesano agradece a todos os que tornaram possível este Dia Diocesano do Catequista.

Sem comentários: