segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

41 encontro interdiocesano de catequistas da zona centro


 


Ora viva
Decorreu neste fim de semana, dias 9 e 10 de fevereiro de 2013 o 41º encontro interdiocesano de catequistas da zona centro, das dioceses de Leiria, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Lisboa e Santarém. Entre a centenas de participantes, cerca de trinta eram da nossa diocese. O tema deste ano foi "Com Cristo, da morte à ressurreição". Na manhã de sábado o Pde. Gonçalo Diniz, na  conferência «Porque procurais entre os mortos?»(Lc 24, 5), abordou a temática de um ponto de vista bíblico, percorrendo as narrações dos evangelhos e da tradição paulina (a apresentação de apoio encontra-se aqui). Por volta do mio dio, o nosso bispo, D. Manuel Pelino presidiu à eucaristia e exortou os catequistas a continuarem a sua missão de agentes pastorais.
Segui-se o almoço, de tarde o Pde. Alexandre Palma na conferência «A minha vida, sou Eu que a dou» (Jo 10, 18) - Porquê a morte de Jesus?, fez uma abordagem telógica da morte de Jesus. Após um pequeno intervalo, a mestre Maria Luísa Bóleo fez uma interessantíssima abordagem cateqúetica sobre «Os novíssimos no Catecismo da Igreja Católica» (cujo powerpoint pode aqui consultar). À noite o grupo foi até ao santuário, onde dinamizou a recitação do santo rosário.
No domingo de manhã, após um momento de oração houve lugar a trabalhos de grupo, com o tema em comum «Quer vivamos , quer morramos» (Rom 14, 8) - Morte, Juízo, Inferno ou Paraíso, sendo que um grupo preparou um encontro de adolescentes, outro grupo elaborou um momento de oração para adolescentes e um outro para crianças, um outro grupo planificou um encontro de formação de catequistas, e por fim outro grupo elaborou uma proposta de catequese intergeracional. No fim destes trabalhos fez-se o plenário, existindo propostas e conclusões muito válidas breve disponíveis aqui. ao meio dia foi celebrada a eucaristia. Durante a tarde a psicóloga, Ana Sofia Medina proferiu uma muito oportuna e esclarecedora alucoção sobre o Conviver com a morte a com a vida - Linguagens da Psicologia

Sem comentários: