Ora viva
Decorreram entre os dias 4 e 6 de outubro de 2013, as Jornadas Nacionais de Catequistas, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima,com o tema «Chamados à salvação pela fé em Jesus Cristo». Na sessão de abertura do dia 4 de outubro, D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, além de saudar os quase 500 catequistas presentes, dos quais 35 eram da nossa diocese, fez uma reflexão sobre a missão do catequista no nosso tempo, porque são eles o rosto da Igreja. O diácono Acácio Lopes, diretor do SNEC, e Cristina Sá Carvalho, diretora da Catequese do SNEC, também de estenderam a sua saudação aos presentes. De seguida, foi projectada a catequese que o papa proferiu aquando do Congresso Internacional de Catequistas; por fim houve um momento de oração orientado pela diocese de Angra.
No sábado, dia 5, após a oração da manhã o padre José Henrique Pedrosa apresentou as "Catequeses da Fé", um trabalho agora editado pelo SNEC que propõe um itinerário centrado no Credo e que pretende fazer a preparação dos adolescentes para a Profissão de Fé. Durante a tarde desenvolveram-se ateliers sobre as "Catequeses da Fé" e realizaram-se conferências temáticas a propósito do Despertar Religioso e sobre a Catequese Familiar. O serão foi animado pelo coro Gaudete in Domino.
Na manhã de domigo, dia 6, a jeito de uma mesa redonda os padre Carlos Cabecinhas e Vitor Coutinho abordaram a temática de "Viver, testemunhar e celebrar a Fé". De seguida foi proposto o visionamento de um pequeno filme de "arte e nova evangelização", intitulado "Il Credo" elaborado pela Conferência Episcopal Italiana em colaboração com a editora PARDES.
A encerrar estas Jornadas D. Manuel Pelino, Bispo de Santarém e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, presidiu à celebração da eucaristia na Igreja da Trindade.
Todas as conferências das Jornadas Nacionais de Catequistas estão disponiveis na TV Online, no site EDUCRIS (pode clicar aqui).
Sem comentários:
Enviar um comentário