Ora viva
Decorreu no dia 22 e 23 de março de 2014, no Centro Catequético, em Fátima, o retiro de catequistas da nossa diocese em conjunto com os catequistas da diocese de Leiria-Fátima, este tempo de silêncio e de oração foi animando pelo Padre José Henrique (diretor do Secretariado Diocesano da Catequese de Leiria) e por Paulo Campino (diretor do Secretariado Diocesano da Catequese de Santarém).
No dia 22 de março, na Casa Luísa Andaluz, em Fátima, teve lugar o Dia de Oração de Catequistas, estiveram presentes perto de trinta catequistas de várias paróquias da nossa diocese e um grupo de dezassete crismandos da Lapa. Os trabalhos foram animados pelo Padre Pedro Marques que após a oração da manhã, convidou os presentes a lerem o episódio do pocesso de Gerasa (M 5, 1-20) e a refletirem sobre as raízes e a presença do mal entre nós, a descobrirem as várias de formas de alienação existentes e que nos afastam do projeto de Deus, umas mais objetivas e conjunturais como o tempo e o espaço, outras mais subjetivas e pessoais: o desejo de ter, o desejo de ser reconhecido e o desejo de dominar. No fim desta manhã, o Padre Pedro exortou cada um a reconciliar-se com a duas dimensões constitutivas do ser: a solidão e o silêncio. Seguiu-se um tempo de reflexão pessoal.
Após o almoço, o grupo voltou-se a encontrar na colunata do santuário de Fátima onde fez a Via-Sacra, seguindo o esquema proposto pelo P. Januário Santos "Nos Passos de Jesus"(pags. 175-187), de volta à Casa foi tempo para uma breve reflexão sobre a liberdade e a experiência religiosa, incidindo na parábola do filho pródigo (Lc 15, 11-32). De seguida foi celebrada a Eucaristia, prontamente animada pelo grupo de crismandos presentes, que também aproveitaram este tempo de oração.
Sem comentários:
Enviar um comentário