sábado, 13 de setembro de 2014

Inauguração Museu Diocesano de Santarém

Ora viva :
Decorreu ontem, 12 de setembro de 2014 a inauguração do Museu Diocesano de Santarém. Pouco depois das 18h os convidados entraram na Sé Catedral de Santarém, onde iria ter lugar a estreia mundial da "Cantata Mundi", com o tema“Todos somos terra e céu, todos somos mundo”, com música de Rodrigo Leão, arranjos e orquestração de Ana Margarida Encarnação e Rui Baeta e direcção do maestro Myguel Santos e Castro. Além de grandes momentos musicais, os presentes foram brindados com as melodiosas vozes de 72 interpretes. 
Após esta cantata, o público foi convidado a visitar o Museu Diocesano. Em primeiro lugar um elogio à forma como o património edificado foi dignificado e aproveitado com este museu. O edifício várias vezes centenário, começou por ser Paço Real, depois Colégio jesuíta, depois Seminário do Patriarcado de Lisboa, albergou alguns dos serviços da jovem diocese de Santarém. O espaço da antiga portaria, da livraria e da sala anexa foi recuperado e dá agora lugar às salas do museu. O espaço das salas está bem conseguido com uma comunicação fluída entre si, oferecendo ao visitante  vislumbres sobre os elementos arquitectónicos de uma matriz gótica ou barroca. 
Em segundo lugar, o espólio da colecção é notável, são o "Credo vivo" como diz o sr. D. Manuel Pelino. Mais de uma centena de peças escultóricas, de pinturas, de azulejaria permitem a contemplação dos grandes mistérios da nossa fé, que também é a fé dos nos pais e dos nossos avós. Foi interessante que além da contemplação do Belo, muitos dos visitantes tem um outro laço afetivo com as peças apresentadas e frequentemente se ouviu a expressão "esta Nossa Senhora é da nossa paróquia" e logo algumas histórias se contavam a esse respeito. Mais do que um Museu impessoal, este museu é verdadeiramente uma casa de família, onde os nossos tesouros estão guardados.
O Secretariado da Catequese recomenda a visita ao Museu, como uma forma também de educar a fé. Para mais informações poderá consultar o sítio do Museu Diocesano de Santarém, bastando clicar aqui.

Sem comentários: