domingo, 28 de setembro de 2014

Abertura da Semana Nacional da Educação Cristã

Ora viva:
Este domingo a TVI transmitiu a missa a partir da Sé de Santarém. Pode voltar a assistir à missa e ao programa Oitavo Dia, clicando aqui ou na imagem acima.
“À Luz do amor de Deus a vida é uma aventura com encanto e com uma missão a cumprir”. As palavras são de D. Manuel Pelino Domingues, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), durante a eucaristia deste domingo que marca o início da Semana Nacional da Educação Cristã 2014.
Na ocasião D. Manuel Pelino Domingues começou por saudar “todos os que ajudam os outros a crescer no caminho do bem, justiça e fraternidade” porque se tornam “educadores da alegria á maneira de Jesus”.(fonte EDUCRIS)

No fim da Eucaristia, os educadores cristãos foram convidados aos seguinte compromisso:
Aos iniciarmos a semana da educação cristã, hoje nesta igreja catedral de Santarém e em todas as nossas comunidades cristãs do nosso pais, nós educadores da fé das crianças, adolescentes e jovens reafirmamos o nosso compromisso, de educar na fé, que:
  1. é educar na alegria, na esperança e no amor, pois só “com Jesus renasce sem cessar a alegria”.
  2. é vencer a nossa tendência para o egoísmo, para o individualismo e consumismo e promover uma educação cristã que incentiva cada ...um a sair de si para a realidade, para o mundo, para os outros, para Deus.
  3. é oferecer um caminho que leva à responsabilidade, ao sentido de missão, ao gosto de viver.
  4. é colaborar com a família na educação da fé que se torna fonte de amor e de solidariedade, de misericórdia e de perdão, que abre à esperança e à responsabilidade de cuidar uns dos outros.
  5. é, à luz do evangelho, fortalecer a educação integral da pessoa humana, transmitindo a sabedoria cristã e ajudando a construir um projeto de pessoa e de sociedade.
  6. é animar e estimular a integração na comunidade cristã, onde a Igreja se apresenta como Mãe que gera a vida espiritual e anima o seu crescimento.
  7. é assumir que a educação cristã guia no caminho para a morada de Deus com os homens, para a cidade santa, a nova Jerusalém, de modo a viver na presença de Deus, na amizade com Jesus e conduzidos pelo Espírito Santo, na fraternidade cristã.
À proteção maternal de Maria, nos confiamos como mãe e educadora. (Fonte Diocese de Santarém)

Sem comentários: