sábado, 3 de janeiro de 2015

Reunião vicarial com os párocos, diáconos e responsáveis paroquiais da catequese

Ora viva:
A catequese em Portugal tem vindo a procurar respostas novas para a sua realização e para ser, neste nosso tempo, a presença da Igreja junto dos mais novos e das suas famílias.
Nestes últimos anos, foram publicados diversos materiais, como os novos Catecismos da Infância (do 1º ao 6ªano), as Catequeses da Fé (preparação da Profissão de Fé), Escola Paroquial de Pais (esquemas de reuniões para pais acompanhando o percurso catequético dos filhos) e a proposta de Catequese Familiar (os pais que fazem catequese aos seus filhos, acompanhados por catequistas da paróquia). Agora, este ano estamos a centrar a nossa atenção na catequese da adolescência, com vista a reorganizar não só os seus recursos catequéticos, como também os tempos e os lugares da catequese. A par desta prioridade, está a formação de catequistas.
O nosso secretariado diocesano, na simplicidade e na escassez dos seus recursos, tem procurado responder aos desafios e servir os catequistas e as comunidades paroquiais. Todavia, gostaríamos de recolher informação mais detalhada e ouvir o sentir daqueles que estão mais envolvidos com a catequese paroquial. O conhecimento da realidade em que vivemos ajuda-nos a compreender o presente e constitui um fator importante de apoio à tomada de decisões sobre caminhos futuros. 
Gostaríamos de reunir com todos os párocos, diáconos e responsáveis paroquiais de catequese de cada uma das nossas vigararias:
Almeirim – 8 de Janeiro
Alcanena Torres Novas – 9 de Janeiro
Rio Maior – 16 de Janeiro
Santarém – 5 de Fevereiro
Entroncamento – 19 de Fevereiro
Tomar – 20 de Fevereiro

As reuniões serão sempre às 21,00H e pretendemos:
1. Análise da situação da catequese na sua paróquia;
2. Apresentação de propostas para melhorar o Secretariado Diocesano;
3. Constituição de uma equipa Vicarial de catequese;
4. Constituição de uma equipa Vicarial de formação de catequistas.

Para melhor preparar esta reunião disponibilizamos:
a) Um questionário a ajudar a tratar as questões 1 e 2. Seria interessante reunir os catequistas da paróquia para responder em conjunto (clicar aqui);
b) Um inquérito para atualizar os dados estatísticos da paróquia. Este inquérito pode também ser respondido no computador e enviado por email (clicar aqui).
Este encontro é muito importante para o SDCIA e, pensamos ser, também, uma forma de melhorarmos a nossa catequese. Sabemos da vossa falta de tempo, mas acreditamos na generosidade de Párocos, Diáconos e Catequistas e, por isso, contamos com a vossa presença.
Com amizade, votos de um Bom Ano de 2015.

Sem comentários: