quinta-feira, 30 de abril de 2020

Maio e o Terço em Casa

Caros Catequistas
O mês de maio é um mês que a Igreja dedica de uma forma particular a Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Este ano de 2020, vivemos este mês marcados pelo confinamento e isolamento social. Não podendo estar fisicamente juntos para celebrar e rezar em grupo ou nas paróquias, acolhemos o desafio do Papa Francisco que, numa numa carta que nos dirigiu ( http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/letters/2020/documents/papa-francesco_20200425_lettera-mesedimaggio.html ), convida a valorizar o papel da família também do ponto de vista espiritual, e a “descobrir a beleza de rezar o Terço em casa no mês de maio. Podeis fazê-lo juntos ou individualmente: decidi vós de acordo com as situações, valorizando ambas as possibilidades. Seja como for, há um segredo para bem o fazer: a simplicidade.”

O Papa diz depois que é fácil encontrar bons esquemas para a recitação desta oração. E é nesse sentido que os Secretariados da Catequese da Zona Centro (Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Santarém e Setúbal) fazem esta proposta: para cada dia deste mês de maio, um esquema simples para a oração do Terço em casa.


O Papa termina a sua Carta com a proposta de duas orações que ele próprio vai rezar, e dizendo-nos que “a contemplação do rosto de Cristo, juntamente com o coração de Maria, nossa Mãe, tornar-nos-á ainda mais unidos como família espiritual e ajudar-nos-á a superar esta prova. Eu rezarei por vós, especialmente pelos que mais sofrem, e vós, por favor, rezai por mim. Agradeço-vos e de coração vos abençoo.”

Deste modo enviamos já a introdução e os esquemas até ao dia 6 e depois iremos enviando os restantes.
Que Maria, mãe de Deus e nossa mãe interceda por nós neste tempo dificil.
Com amizade, um abraço
Diácono Paulo Campino

Sem comentários: