sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dia de Oração de Advento

Ora viva:
Conforme o agendado decorreu no dia 1 de Dezembro de 2011 o Dia de Oração de Advento, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, em Fátima. 
Cerca de oitenta catequistas da nossa diocese estiveram presentes, tendo o dia sido animado pelo Padre Mário Farinha Duarte, pároco da cidade de Tomar e arredores. A temática abordada foi precisamente a ORAÇÃO.
Após uma oração inicial, o padre Mário esclareceu o que era oração, esse momento privilegiado de um colóquio, de encontro com esse grande amigo que é Deus. Mais do que esvaziar a mente, é preciso encontrar na nossa mente os ditos de Jesus, os conselhos evangélicos e os exemplos de tantos místicos. É aqui que reside a novidade da oração cristã. Este caminho da oração já foi feito por muitos místicos e todos seguindo diferentes métodos, como aconteceu com Inácio de Loiola ou com a lectio divina.
Durante a tarde foi aprofundada a dimensão da ORAÇÃO EM FAMÍLIA. Os presentes foram desafiados pelo padre Mário a incentivarem os catequizandos a fazer "pequenos altares domésticos" nas suas casas, um cantinho onde esteja a Sagrada Escritura, uma imagem de Jesus ou de Maria, uma flor e uma vela, e que seja um lugar onde a família se reúne para rezar, concretizando assim as palavras de Paulo VI: "Família que reza unida, permanece unida".
No fim deste dia foi celebrada Eucaristia, seguida de um momento de adoração ao Santíssimo.
De fato, foi um dia muito bom de aprofundamento, de meditação e de oração, o Secretariado agradece a serenidade com que o padre Mário conduziu os trabalhos e a presença de todos que certamente ficaram mais enriquecidos. Possamos assim todos juntos dizer, neste Advento, "Vem, Senhor Jesus!"

Sem comentários: