sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Encontros Vicariais de Catequistas

Ora viva:
Cerca de 300 catequistas participaram nos Encontros que se realizaram nas várias vigararias da nossa diocese.
Num primeiro momento foram apresentados alguns materiais como a Campanha de Advento e alguns esquemas de oração para crianças e adolescentes(disponíveis aqui).
Este ano o secretariado diocesano trabalhou o tema: Celebrar os Sacramentos na Fé da Igreja, partindo do livro, como o mesmo nome, publicado pelo nosso bispo (disponivel aqui o ppt de apoio).
Durante a nossa apresentação, tendo sempre por base o livro referido, procurámos que os catequistas entendessem que, “os sacramentos são sinais que manifestam e comunicam a graça de Jesus Cristo”, são sete e relacionam-se com as situações da vida humana e cristã: “os sete sacramentos têm a ver com todas as fases e momentos importantes da vida do cristão: conferem nascimento e crescimento, cura e missão à vida de fé do cristão. Exige uma certa semelhança entre fases da vida natural e as da vida espiritual” (CIC 1210). No entanto, muitos fiéis pedem os sacramentos mas não compreendem o seu significado. “É necessário evangelizá-los despertando, avivando, esclarecendo e aprofundando a fé.”
Desde as origens da Igreja prestou-se grande atenção e cuidado à preparação dos candidatos para a iniciação e criou-se uma pedagogia própria que significa e realiza a inserção no ministério de Cristo e da Igreja: a Pedagogia Catecumenal.
Ser cristão não é tanto aderir a um conjunto de verdades mas uma relação de amizade com a pessoa viva do Senhor Ressuscitado. Precisamos por isso ultrapassar a perspectiva escolar da catequese e assumi-la como verdadeiramente Catecumenal. Uma catequese orgânica e sistémica constitui um instrumento essencial e primário para passar do cristianismo tradicional a uma fé mais pessoal e adulta, e de dar razões para ser transmitida aos outros.
Aconselhamos todos os catequistas a ler o livro em análise e a reflectir acerca da dimensão catecumenal da nossa catequese.

Sem comentários: