segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Curso de Iniciação à Catequese, em Marinhais.

Ora viva
Os catequistas da Zona Pastoral de Salvaterra de Magos demonstraram a sua necessidade de formação aos respetivos párocos e estes solicitaram a ajuda do Secretariado Diocesano da Catequese. O Secretariado dentro das suas possibilidades respondeu a este apelo, promovendo durante as tardes de três fins-de-semana de fevereiro, no salão paroquial de Marinhais, um Curso de Iniciação à Catequese. Neste Curso estiveram presentes mais de vinte catequistas oriundo das seis paróquias da zona pastoral.
O Curso de Iniciação de Catequistas destina-se essencialmente àqueles que estão a dar os primeiros passos como catequistas, como foi o caso, ou então aos que que pretendem fazer uma reciclagem da sua formação inicial. As temáticas abordadas são variadas um primeiro tema, a “Evangelização, Catequese e Catequistas” procura situar a catequese no contexto mais amplo da “nova evangelização” e refletir sobre o perfil de catequista e sobre as finalidades e tarefas da catequese. No segundo tema é apresentada a “pedagogia e métodos” da catequese, sendo os catequistas convidados a olhar para maneira de Jesus catequizar (pedagogia divina), através da leitura e análise dos episódios da samaritana (Jo 4, 5-30), dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35) e da cura do cego de nascença (Jo 9, 1-40). Após essa análise, os catequistas refletiram sobre o itinerário antropológico que é proposto pela catequese e nos vários momentos de uma sessão de catequese-Acolhimento, Experiência Humana, Palavra de Deus e Expressão de Fé; nada melhor para ajudar a refletir como preparar e avaliar uma catequese em concreto, assim o grupo assistiu uma sessão de catequese do primeiro ano. No terceiro tema deste curso abordam-se “os destinatários da catequese”, sendo apresentadas algumas das características da psicologia da infância e da adolescência. Por fim, um quarto tema trata os “conteúdo da catequese”, propondo um breve estudo sobre a Bíblia, o Catecismo da Igreja Católica e o Diretório Geral da Catequese.
Quase todos os catequistas inscritos foram persistentes e assíduos, concluindo com êxito este Curso de Iniciação. Certamente aprenderam coisas novas, partilharam experiências e refletiram sobre a sua atividade enquanto catequistas que já são, ou que virão a ser, quiçá já no próximo ano. Esta vintena de catequistas irá receber o seu diploma do Curso de Iniciação à Catequese no próximo dia 23 de março, no Dia da Zona Pastoral.


Sem comentários: